top of page
laura zago

Por que sentir cada emoção é tão importante para a nossa saúde mental?


As emoções são respostas fisiológicas em resposta a estímulos externos, internos ou a combinação de ambos. Ou seja, elas fazem parte de como reagimos a acontecimentos ao nosso redor e o que acontece dentro de nós. Por exemplo: quando não conseguimos a vaga de emprego que queríamos e sentimos tristeza, frustração, angustia e pensamos “eu não sou suficiente”, “eu não consigo nada na vida”, “tudo da sempre errado”, ou quando vamos ao show de uma banda que queríamos muito ver e sentimos alegria, felicidade, pensamos “que experiência boa”, “estou me sentindo vivo” “preciso fazer isso mais vezes” “me recordei de épocas da minha vida quando escutava essas músicas”.


As emoções fazem parte do que nos torna humanos, são processos naturais que ocorrem no nosso corpo, parar de sentir seria igual parar de pensar e respirar, impossível de controlar. Quantas vezes na vida, não nos permitimos ficar triste com acontecimentos difíceis, ou sentir raiva de situações injustas, ou se sentir feliz pelas conquistas alcançadas? Tentar fugir de sentimentos só causa ainda mais sofrimento.


Vamos pensar que as emoções são como se fossem órgãos, assim como o coração tem a função de bombear o sangue para diferentes partes do corpo, assim auxiliando em diferentes mecanismos que nos mantêm vivos e o pulmão é responsável pelos processos que envolvem a respiração. Cada emoção tem sua função no nosso organismo, a tristeza é responsável por gerar processos reflexivos, por comunicar situações difíceis. A raiva serve para colocar limites em situações desagradáveis, quando algo não foi de encontro com nossos valores. A alegria é um importante mecanismo que temos para a socialização, para a criação e manutenção de laços sociais. Ou seja, cada emoção que temos nos mostra algo sobre nós mesmos. A percepção de cada emoção faz com que percebemos que tem situações que não nos fazem bem, ou nos damos conta da falta e saudade de pessoas ou situações importantes na nossa vida. Se permitir sentir cada emoção é um cuidado que temos com nós mesmos e com a nossa saúde.


Laura da Silva Zago

Psicóloga

CRP 06/178820

bottom of page